Dinâmica: Cuidando do meu próximo

A dinâmica de grupo constitui um valioso instrumento educacional que pode ser utilizado para trabalhar o ensino, é muito eficaz pois consegue manter a atenção de todos  e pode trazer resultados surpreendentes, trabalhe com seu grupo e com certeza você verá como é bom esse método.

Dinâmicas para

 

Cuidando do meu próximo

Participantes: Indefinidos
Tempo estimado: 10 minutos
Descrição:
O líder chega no recinto dá a cada jovem um balão, pedi que cada um encha o seu ,depois coloca todos em circulo e explica:

“Cada balão deste representa um de vocês e o mais forte e inteligente no final da brincadeira ainda estará com balão em mãos. Estourem os balões de seus colegas.”

Com certeza eles não vão contar tempo e vão fazer o possível para estourar todos os balões, quando houver apenas um balão o mestre para a brincadeira e diz.

“Vocês não entenderam a moral desta brincadeira! Lembram do que eu disse no inicio? Cada balão deste representa um de vocês, quando vocês estouraram o balão de seus colegas vocês feriram os sentimentos deles, afinal com o balão estourado eles não venceriam mais e outra coisa o balão como eu disse representa cada jovem, você teve a coragem de destruir seu irmão? Querido jovem é assim que o inimigo faz, nos coloca em situações que parece mais fácil ignorar quem esta ao nosso redor , lembram da história do bom samaritano, (se necessário aprofunde o assunto) seria tão mais simples cada um cuidar de seu balão ou ainda ajudar o seu próximo a proteger o balão, mais a nossa natureza pecaminosa nos instrui a querer ver o declínio do nosso próximo que isto seja repreendido em nome de Jesus.”

Leitura bíblica:
Salmos 133
Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.

No dia em que fiz esta dinâmica com os adolescentes da minha igreja, eu me surpreendi, havia um adolescente que era o mais bagunceiro, pouco prestava atenção nas lições e quando eu mandei estourar os balões dos colegas ele não estourou o balão de ninguém, protegeu o dele e o da vice-líder.
Deus me fez entender naquele momento, que meu esforço não era em vão! Por mais que tenha alguém fraco ao seu lado, pode até parecer que a pessoa não esta progredindo, se quer lhê de atenção, continue firme! Deus opera no silêncio e de maneiras que a nossa mente jamais imaginaria.

 

Facebook Comments

This entry was posted in Dinâmica and tagged , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*