Cristão pode ouvir música secular?

Oi pessoas abençoadas! hoje vamos falar de uma tema bem polêmico. Você tem costume de escutar músicas seculares? Esta escolhendo as músicas corretas? Será que realmente o Cristão só pode ouvir musicas gospel?

Música secular edifica?Para não ficar um texto cansativo vou dividir em 3 subitens: Mundo Gospel; propósito da musica e estilo de música.

Mundo Gospel
sw-610x380A maior verdade é que o mundo gospel esta corrompido, muitos artistas tem invadido nossos púlpitos e transformado nossos momentos de adoração em verdadeiros shows em que o louvor não passa do teto, músicas sem nenhuma base bíblica, pessoas que não se consagram a Deus e tem ganhado multidões para si e não para o reino. Claro que não são todos, aliás acredito que uma minoria.

Propósito da música
Em Filipenses 4:8 há um excelente guia quanto ao que devemos procurar no propósito de uma música, vejamos:
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.
Pode a letra de uma música completamente secular ser verdadeira, respeitável, justa, pura, amável, de boa fama e de louvor? Se a resposta é sim, então não há nada de errado em escutar música secular dessa natureza.

O estilo de música
Na Bíblia não existe nenhuma referência dizendo que só musica clássica pode ser ouvida. A Bíblia menciona vários tipos de instrumentos musicais de corda e de sopro. Apesar da Bíblia não mencionar o tambor especificamente, ela menciona outros instrumentos de percussão:

“Quando, pois, os edificadores lançaram os alicerces do templo do SENHOR, então apresentaram-se os sacerdotes, já vestidos e com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem ao SENHOR conforme à instituição de Davi, rei de Israel.” Esdras 3.10

” “Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder. Louvai-o pelos seus poderosos feitos; louvai-o consoante a sua muita grandeza. Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa. Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas. Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos retumbantes. Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia!.” Salmos 150

Logo, não existe um estilo de música específico que deve ser praticado, as músicas modernas em sua maioria são variações e /ou combinações dos mesmos tipos de instrumentos musicais, tocados em velocidades diferentes.

Eu particularmente procuro não ouvir músicas que não sejam evangélicas, afinal são músicas que não edificam sua fé e também para não deixar brecha de ficar ocupando meu tempo procurando que música eu devo ouvir, mas se você quer ouvir músicas seculares, prepare uma peneira e escolha algumas músicas a luz de Filipenses 4, lembrando que sempre é importante pedir para Deus lhe guiar em suas ações.

Quero deixar bem claro que esta é minha opinião. Você concorda ou não? Deixe sua opinião aqui nos comentários.

Facebook Comments

This entry was posted in Eu escolhi and tagged , , , . Bookmark the permalink.

One Response to "Cristão pode ouvir música secular?"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*