+ Bíblia: A oração de Jabez

Quão grande são os planos de Deus em nossas vidas, mas as vezes é tão difícil entender, muitos em nossa volta nos julgam, a sociedade nos exclui, parecemos solitários nesta vida, mas há um que nunca nos abandona.
A bíblia não fala muito de Jabez, é uma passagem rápida e abre espaço para a conjectura e estudo do contexto para entender melhor a situação.

Na época em que Jabez nasceu, ter um filho homem era um orgulho muito grande para a família, afinal o homem na civilização antiga era aquele que dava continuidade a descendência, era protetor, guerreiro e a vontade mais forte de uma mulher ao descobrir uma gravidez era que fosse um menino, imagino que se criaram muitas expectativas com a gravidez da mãe de Jabez, no entanto, no momento do parto houveram complicações.

Depressao-Pos-Parto

Naquela época não existiam cirurgias Cesárias e havia uma lei que assegurava a vida da mãe em caso de partos complicados, estes eram feitos por parteiras, fico aqui imaginando uma mulher idosa dando conselhos e apertando a barriga da mãe de Jabez para que ele nascesse, quem sabe naquele momento Jabez foi ferido ainda no útero de sua mãe, a bíblia não afirma isto mas eu acredito que tenha acontecido, depois de muita dor Jabez nasceu, então sua mãe colocou este nome nele, que significa ” Porquanto com dores o dei à luz. ” I cr. 4.9, isto nos leva a crer que houve um abandono por parte da mãe com seu filho, o que hoje seria talvez um depressão pós parto.

É acreditável que Jabez tenha nascido com ossos quebrados e exclusaoprovavelmente sem os cuidados necessários, este ficou com sequelas, ou seja, não seria um guerreiro, um protetor e provavelmente não arrumou se quer uma namorada pelo fato de ser rejeitado pela sociedade, nossa que situação a de Jabez, rejeitado pela mãe, mal visto pela sociedade. O que você faria?

Ele poderia ter se revoltado, quem sabe virado um serial Killer ou mesmo praticado o suicídio, mas Jabes tomou uma atitude diferente, ele se colocou na presença de Deus. Agora preste atenção na ordem dos pedidos dele:

1. Se me abençoares muitíssimo;
2. Minhas tendas ampliares;
3. A tua mão for comigo;
4. fizeres que do mal não seja afligido.

Espertinho este Jabez né? Me chama muito atenção a ordem dos pedidos de Jabez, o primeiro pedido dele foi que Deus o abençoasse muitíssimo, a bênção é entendida como o acompanhamento que Deus oferece, para que, em meio às tempestades, o barco da nossa vida chegue a porto seguro.

Existem dois caminhos ou mais para entender o segundo pedido, quando pede que “meus termos sejam ampliados” pode-se entender que ele queria aprender a amar mais as pessoas, a perdoar ou que este queria constituir uma família, ter filhos ou que seus bens fossem aumentados, não estou propondo a teologia da prosperidade, mas Deus abençoa tanto o espiritual quanto no material quem se coloca em sua presença, isto é fato!

Que a tua mão vá comigo, quando Deus está conosco não há mal a temer, siga no centro da vontade de Deus (e isto é muito difícil para quem não se entrega totalmente) e tudo dará certo.

E por último que o mal não mais o afligisse, isto já é uma consequência, pois quando você tem a benção de Deus, e mão dele sobre sua cabeça o mal pode até se aproximar mas não aflige pois bem sabes o final de todas as coisas.

E Deus concedeu TUDO que ele tinha pedido!

Agora possivelmente você parou e pensou no quanto Deus é maravilhoso e se perguntou porque Deus não resolveu seus problemas…
em_oracaoSabe onde esta uma das principais características de Jabez, ele tomou uma atitude e se inclinou na presença de Deus, tome esta atitude na presença de Deus, se entregue a ele totalmente e ele com certeza irá lhe abençoar independente de quem você é ou do que faz.

 

Que o nome do Senhor seja louvado, abração a todos!

Na próxima semana um posto exclusivo sobre oração.

Gostou? Então deixe seu comentário aqui em baixo.

Facebook Comments

This entry was posted in + Bíblia and tagged , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*