10 coisas que aprendi sobre casamento antes de me casar

A paz do Senhor povo abençoado!  É difícil descrever a alegria que estou sentindo neste momento por estar aqui compartilhando um pouquinho dos meus pensamentos com vocês, como é bom falar de Deus, de salvação, como é maravilhoso falar deste amor que nos faz acordar todos os dias alegres sabendo que a sua glória e misericórdia estão sobre nossas vidas.

Eita glória!

Neste mundo egoísta que estamos vivendo torna-se cada vez mais difícil ver casais felizes.
Hoje eu vou falar sobre um presente que nos concedeu chamado casamento. Namoro há cinco anos e estou noiva há três meses e penso muito sobre como será meu casamento, nosso convívio, observo exemplos de amigos, penso em não cometer os mesmos erros, anoto algumas atitudes positivas, leio livros; artigos; vejo vídeos afinal o meu casamento será uma benção (palavra profética).

 

Vou relatar as 10 coisas mais importantes que aprendi sobre casamento antes de me casar:

1ª O casamento é um plano de Deus

casamento-um-plano-de-Deus“Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; farlhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idonêa.”
Deus não pretendia deixar o homem sozinho; então ele lhe deu a companheira perfeitamente adequada. Quando um homem e uma mulher se casam, eles formam uma nova e única unidade. Eles dividem momentos que jamais deve ser compartilhados com outros (1 Coríntios 7:3-5). Quando a mulher segue a liderança de amor do marido, os dois participam juntos de sonhos e sofrimento, de conquistas e calamidades, do vigor da juventude e da fragilidade da velhice. E assim um ajuda o outro e são mais fortes e felizes juntos.

2ª Não escolha seu marido por palpites dos outros

Saber escolher a pessoa certa é fundamental, ir pelo conselho dos outros ou optar pelo mais conveniente é um erro. Não adianta você se apressar para depois se arrepender, quem vai conviver diariamente com a pessoa escolhida é você, e não quem deu os palpites, antes de se casar observe bem as manias, as atitudes. Em geral as pessoas não mudam por imposição de outras. Algo bem interessante para se analisar é como seu (sua) escolhido (a) lida com os pais dele (a), você pode ter certeza que a maneira com que ele (a) trata os próprios pais é a maneira que no futuro vai lhe tratar.

3ª Homens têm caixinha do nada

Um dos maiores motivos de brigas entre casais e esta tal de “caixinha do nada” e ela realmente existe e não só para homens, todos nós temos caixinhas do nada, aquele momento que o assunto em questão não é interessante para quem o está ouvindo e automaticamente ele (a)  entra na caixinha do nada, mulheres tem costume de falar muito e de tudo, mas a própria bíblia nos diz que o sábio é tardio no falar:

“Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se.” Tg 1:19b

Não que eu esteja falando que você não deve conversar com seu cônjuge, mas use ocaixa1
tempo que vocês tem para conversar sobre assuntos que são pertinentes e de interesse do casal, caso contrário alguém entrará na caixinha do nada.

4ª Tolerância é uma ótima ferramenta para um casamento feliz

Ter sempre a razão não é uma boa escolha, nem sempre estamos certos e saber discernir isto ou até abrir mão de ser o “vencedor” é uma boa escolha.
Por erros que já cometi descobri que é muito mais belo receber um “desculpa” por reconhecimento do que por humilhação, por mais que você esteja certo faça a pessoa enxergar de maneira sabia, não adianta gritar e falar que tem razão porque ânimos exaltados só causam brigas e isto não agrada a Deus.
“Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Pois os maus serão eliminados,mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança.” Sl 37. 8-9

5ª Homens são descendentes de Adão

Coloque um homem e uma mulher para correr com uma camisa de gola branca, depois do exercício você poderá perceber que a mulher está com a camisa suada, mas permanece com o colarinho branco, já o homem está suado, fedido e com o colarinho marrom, e não podia ser diferente a mulher foi criada da costela de Adão e o homem foi criado do barro.
E junto com esse detalhe tem outro que eu aprendi no livro “Casamento Blindado” escrito por Renato e Cristiane Cardoso que diz que o homem leva consigo uma maldição, por ter desobedecido ao mandamento de Deus:
“Visto que atendestes a voz da tua mulher e comeste da árvore que eu ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias da tua vida. […] No suor no teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra” […]. Gn 4 17-19.
A maldição do trabalho faz o homem escravo do sentimento de auto-realizarão e na busca por isto o homem, vai sacrificando a família, a esposa, a saúde e outras tantas coisas, é necessário saber lidar com esta situação, a mulher sabia edifica a casa, porém a tola a destrói é necessário paciência e diálogo para que este não venha a ser um problema para o casal.

6ª Todas as pessoas tem uma válvula de escape

Eu fico muito triste quando ouço algum amigo (a) meu falar que não pratica mais algum esporte, não toca mais seu instrumento musical ou outro rob por causa do atual companheiro(a), é preciso respeitar o espaço do próximo e entender que as vezes é preciso estar sozinho, respirar fundo e renovar as forças. Os robs atuam como uma válvula de escape para todo os estresse da vida cotidiana, claro que esta perto da pessoa amada é muito prazeroso mas é preciso haver respeito quanto ao espaço que a outra pessoa tem dentro do relacionamento.

7ª É preciso perdoar de verdade

Perdoar e ficar relembrando em momentos oportunos não é perdoar, para ser realmente perdoado, não digo que deve ser esquecido, mas deve ser deixado de lado, não é favorável ficar lembrando de momentos ruins, só causa brigas e desunião entre o casal.

8ª Homens nunca crescem

Vamos analisar a seguinte situação: Um casal fortemente gripado em pleno domingo pela IMG_3325manhã, os dois de folga do trabalho e as crianças dormem. A mulher assim que acorda, faz o café, coloca as roupas para lavar e começa a fazer seus trabalhos domésticos mesmo estando doente, o homem espera a mulher voltar ao quarto e com voz de coitado diz – Amor estou doente e espera na cama um chá com algum remedinho.
Me diz que esta não é a melhor ilustração sobre como os homens nunca crescem ta eles até crescem mas continuam mimadinhos, eles querem ser mimados como uma criança, claro que nem todas as pessoas são iguais e não reagem da mesma forma mas o homens em sua maioria reagem desta forma.

9ª É preciso tentar outra vez

Há momentos da vida, que por atitudes tomadas indevidamente a vontade é sair correndo e abandonar tudo, mas as coisas não devem acontecer assim.
Não pense que um casamento feliz se faz apenas com a pessoas certa, um casamento feliz se faz com as atitudes certas, é necessário pensar a fundo no que estão errando, traçar estratégias para resolver os problemas e assim sim serão felizes.

10ª Valorize quem você ama

Você gosta de ser valorizado, receber atenção, mimos… Então retribua melhor que doar é receber.
Espero que minhas dicas sirvam a vocês. Se você tem alguma boa dica para um casamento feliz, deixe aqui em baixo nos comentários.
Abração e que a paz do Senhor esteja conosco.

Love_Happy_couple_027948_

 

Facebook Comments

This entry was posted in Sessão Extra and tagged , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*